segunda-feira, 18 de junho de 2012

O que é o CMAEEL?

Centro de Atendimento Educacional Especializado Lampadinha

Informações Institucionais

           1 Dados Cadastrais do Centro

CMAEEL (Centro de Atendimento Educacional Especializado Lampadinha) é uma instituição pública situada no bairro Vila Eunice – Cachoeirinha, atende crianças, adolescentes e adultos com Transtornos Globais do Desenvolvimento, associados ou não à Deficiência Mental.
A instituição está organizada por Laboratórios, na qual os alunos são atendidos na modalidade de grupos. Possuímos atendimento terapêutico para alunos que ainda não possuem a condição de estarem em grupo, bem como suporte técnico-pedagógico aos profissionais da rede municipal de ensino quanto a inclusão.

 2 Objetivos e finalidades do Centro

    . Viabilizar suporte técnico-pedagógico ao processo de inclusão escolar;
    . Desenvolver ações que respeitem e valorizem a singularidade de cada sujeito na aprendizagem escolar no âmbito da educação inclusiva;
    . Promover espaços de aprendizagem que oportunizem a adaptação social e bem estar dos educandos;
    . Oportunizar espaços que favoreçam o estimulo educacional e o respeito as diferenças;
    . Usufruir dos espaços educacionais de forma prazerosa e desafiadora.

3 Diagnóstico Local

          O Centro esta localizado em um bairro central do município, no entanto atendemos alunos de todos os bairros de Cachoeirinha, oriundos da rede municipal de ensino.

        4 Fundamentação legal, político pedagógica

          Em função das disposições legais que determinam aos sistemas de ensino viabilizar suporte técnico e pedagógico ao processo de inclusão escolar, o Centro viabilizará este suporte, atendendo alunos  da rede municipal de ensino; procurando qualificar o processo de significação e ressignificação ao processo de ensino aprendizagem a todos os alunos por meio de ações que destaque o aprender na sua totalidade na dimensão que enfatize a qualidade de vida. Busca-se desenvolver um trabalho a todos os envolvidos no processo  gestores, equipe técnica, professores, alunos e familiares para que se permita que o processo de inclusão escolar aconteça de forma a valorizar o ser percebendo suas possibilidades, e reconhecendo suas diferenças.
       O Centro de Atendimento Educacional Lampadinha fundamenta seu projeto no relacionamento humano baseado no trabalho com o conhecimento e em ações individuais para a construção da organização coletiva, cuja finalidade é intervir e colaborar na formação do educando na sua totalidade, consciência, caráter, cidadania, tendo como mediação fundamental o conhecimento que possibilite a reflexão, compreensão e ações para transformar a realidade, pois como afirma Hugo Otto Beyer (p. 69) “...Parte-se da premissa de que toda criança é capaz de aprender, desde que suas particularidades na aprendizagem sejam consideradas....”, sendo assim o Centro enfoca a sua aprendizagem dentro de uma realidade que respeita as diferenças de cada um, oportunizando aos educandos perceberem suas possibilidades para o exercício da cidadania.

              ¨O trabalho na diversidade começa pelo reconhecimento das diferenças e na paridade de direitos que, na escola, traduzem-se como aprendizagem e participação e não apenas como presença física nesta ou naquela modalidade de atendimento educacional escolar".  ( Carvalho, 2008 p. 32 )

 5 Organização do atendimento educacional Especializado no CMAEEL

         O Centro atenderá na modalidade de laboratórios em grupos de no mínimo 05 alunos e no máximo 10 alunos.

·   Laboratório de Corpo e Linguagem


·  Laboratório de Vivência e Cultura


·   Laboratório de Arte e Expressão


·   Laboratório Letramento e Saber


·   Laboratório de Desenvolvimento


·   Laboratório de Informática


·   Educação Terapêutica


·   Oficinas: Música e Psicomotricidade



2 comentários:

  1. Caminhando,pesquisando,estudando e criando coisas boas ,assim como este bom trabalho de um blog só nosso! Parabéns para os colegas da informática Bete e Lucas

    ResponderExcluir
  2. Volta e meia passo por aqui para matar as saudades deste grupo maravilhoso que realiza um trabalho espetacular com estas crianças e adolescentes. Parabéns a todos do CMAEEL.

    ResponderExcluir